Vivemos em um mundo
tecnológico, estamos utilizando essa novas ferramentas mesmo sem nos darmos
conta, quando usamos o cartão magnético, pagamento de contas via internet,
terminais bancários... Mas, esses paradigmas tem nos causado desconforto, pois
como orientar nossos alunos se nem mesmo o professor tem "acesso"? Os
alunos, crianças, adolescentes, estão dentro desse mundo repleto de
informações, de novidades tecnológicas convivendo diariamente com isso, por
tanto o professor não pode se excluir diante dessas tecnologias.
As novas
tecnologias que inclui não apenas o computador com os seus programas de internet,
como também a televisão, o rádio, o vídeo, o DVD, não podem serem vistos como
substitutos dos professores.
O professor é insubstituível pois diante de tantas inovações é necessário que haja alguém
que auxilie o aluno a analisar criticamente essas inovações, pois nem tudo pode
ser utilizado.
O uso adequado
das tecnologias no ambiente escolar requer cuidado e atenção por parte do
professor, para avaliar o que vai ser usado e reconhecer o que pode ou não ser
útil, para facilitar a aprendizagem de
seus alunos tornando-os críticos, cooperativos, criativos e pensantes.
A escola de
hoje não pode cair no comodismo fazendo uso dessa tecnologias para
"enfeitar" as aulas, sem que possa haver avanço na aprendizagem do
aluno, cabe ao professor buscar cada vez mais, procurando conhecer todas
as possibilidades oferecidas pela tecnologia que
o auxilie a desenvolver um ensino e uma aprendizagem em
que a criatividade e a interação sejam parceiras.
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