Produção de ESCULTURAS
Neste primeiro bimestre, solicitei aos meus alunos a produção de uma escultura. Na tentativa (bem sucedida) de explorar a nova visão do ensino da arte. A arte contemporânea foi o fio condutor para desenvolver nossa ideia.
Levou-se em conta que o papel da arte na escola vai muito além do “enriquecimento cultural” ou “alívio das tensões”. A arte, além de ter grande importância nas transformações culturais, artísticas e sociais, possibilita que o aluno possa intervir de forma ampla e consciente no seu ambiente sócio-político-cultural, lutando para que as mudanças que acredita necessárias aconteçam.
As práticas coletivas de discussão, realizadas ao longo do trabalho, também contribuíram para o crescimento coletivo da turma.
Além disso, a construção de relação de autonomia, de criação e recriação de seus trabalhos, possibilitou redefinir a relação dos alunos com a instituição, com os alunos, suas famílias e comunidade, através do envolvimento dos mesmos no trabalho. (PCN, p.43)
Levou-se em conta que o papel da arte na escola vai muito além do “enriquecimento cultural” ou “alívio das tensões”. A arte, além de ter grande importância nas transformações culturais, artísticas e sociais, possibilita que o aluno possa intervir de forma ampla e consciente no seu ambiente sócio-político-cultural, lutando para que as mudanças que acredita necessárias aconteçam.
As práticas coletivas de discussão, realizadas ao longo do trabalho, também contribuíram para o crescimento coletivo da turma.
Além disso, a construção de relação de autonomia, de criação e recriação de seus trabalhos, possibilitou redefinir a relação dos alunos com a instituição, com os alunos, suas famílias e comunidade, através do envolvimento dos mesmos no trabalho. (PCN, p.43)
Nenhum comentário:
Postar um comentário