sábado, 24 de março de 2012

Dança das Cores

Nesta semana ao estudar as cores, desenvolvi a dinâmica das cores com meus alunos:
Dança das Cores
As cores fazem parte do nosso dia a dia impregnadas de simbologia e significados. Na natureza estão distribuídas harmoniosamente inspirando o homem na hora de sua aplicação nas artes, na moda, publicidade, etc. Para melhor fixar o conteúdo sobre cores foi desenvolvida a técnica da dança das cores, com o intuito de estimular a auto-percepção, sondar a capacidade de identificar as variações das cores e a formação de novos tons. para as crianças o momento da técnica foi de euforia, pois o movimento das cores deslumbra o olhar.









Esculturas na E.E.B São José

Produção de ESCULTURAS
na E.E.B São José

Neste primeiro bimestre, solicitei aos meus alunos a produção de uma escultura. Na tentativa (bem sucedida) de explorar a nova visão do ensino da arte. A arte contemporânea foi o fio condutor para desenvolver nossa ideia.
Levou-se em conta que o papel da arte na escola vai muito além do “enriquecimento cultural” ou “alívio das tensões”. A arte, além de ter grande importância nas transformações culturais, artísticas e sociais, possibilita que o aluno possa intervir de forma ampla e consciente no seu ambiente sócio-político-cultural, lutando para que as mudanças que acredita necessárias aconteçam.

As práticas coletivas de discussão, realizadas ao longo do trabalho, também contribuíram para o crescimento coletivo da turma.

Além disso, a construção de relação de autonomia, de criação e recriação de seus trabalhos, possibilitou redefinir a relação dos alunos com a instituição, com os alunos, suas famílias e comunidade, através do envolvimento dos mesmos no trabalho. (PCN, p.43)